Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!
X

Escreva para mim:

Aguarde, enviando contato!

Um servidor de conteúdo para bibliotecas digitais

A importância do servidor de conteúdo para bibliotecas digitais públicas e escolares

Um servidor de conteúdo para bibliotecas digitais

Poderíamos utilizarmos, se assim quiséssemos, se assim fosse determinado pelo nosso projeto, as soluções prontas, de qualquer empresa global que quer dominar o mundo com sua tecnologia que é sucateada em pouco tempo. Mas, se queremos que as Políticas Públicas de nosso país, nas áreas de Educação e Cultura, tenham independência e sobrevida, podemos desenvolver nossas próprias soluções tecnológicas. E é nisso que eu aposto.

No desenvolvimento de uma Biblioteca Digital, escolar, pública, sugiro irmos pelo caminho que nos trará mais aprendizado. Para construir nossa Biblioteca Digital precisaremos de um servidor de conteúdo que será o alicerce de todo o nosso repositório, do nosso acervo central. Por servidor de conteúdo entende-se o sistema tecnológico que irá salvaguardar os objetos digitais e permitirá livre circulação das obras para os usuários nas salas de leitura, por exemplo.

Tecnicamente, podemos chamar a base para a construção da nossa Biblioteca Digital de "Library Content Server". O nome é apenas uma alegoria. Nossa biblioteca digital necessitará de um servidor de conteúdo escalonável, seguro, que pode ser um servidor dedicado ou podemos também, para minimizar os nossos custos, usar um servidor compartilhado de algum serviço de cloud computing (ou computação em nuvem).

No caso de projetos ligados às iniciativas públicas, há algumas instituições que já mantêm o seu próprio parque tecnológico que pode eventualmente ser usado para suportar nosso servidor. Não vamos explocar esse por menor aqui, não ainda, porque depende de uma série de fatores. De qualquer modo, o próprio Estado de São Paulo, por exemplo, em seu nível governamental, possui instituições capazes de abarcar o nosso projeto. Como dito, no entanto, o que realmente importa é que o nosso servidor de conteúdo digital será a base tecnológica da nossa biblioteca.

Ainda estamos no campo das ideias, mas o objetivo da nossa Library Content Server será tornar possível a customização de uma central de armazenamento e distribuição de eBooks para alunos e professores, com o controle dos usuários desde o login (ou seja, a entrada do leitor) até o acesso seguro aos conteúdos digitais (já que as editoras e autores fazem questão de manter seu material salvaguardado da pirataria, no caso futuro de materiais pagos).

Nossa proposta, portanto, é uma solução que servirá para a hospedagem, armazenamento, distribuição, acesso e compartilhamento dos livros digitais.

Acompanhe-nos em nossos artigos, compartilhe nossos ideais em sua rede e nos ajude a tornar esse sonho uma realidade!

Curta a nossa fanpage no Facebook!

Olá, deixe seu comentário para Um servidor de conteúdo para bibliotecas digitais

Enviando Comentário Fechar :/