Antes de tenta avançar em uma parte mais técnica do nosso projeto Biblioteca Digital de Todo Mundo, vamos contextualizar o cenário de onde partiremos para avançar com o projeto.
Algumas ações gerais podem nos ajudar a permear uma escola de leitores, entre elas, o desenvolvimento de uma rotina de leitura e o estímulo à indicação de livros entre professores e alunos.
Para essas ações descritas se desenvolverem na prática, faz-se necessária a criação e manutenção de diversos ambientes interativos, ou salas de leitura digitais e conectadas. Mas é necessário dispensar investimentos de tempo, recursos humanos e financeiros em um projeto litero-didático e o principal investimento é a criação de um acervo misto de livros em versão digital disponibilizado através do que poderíamos chamar de Biblioteca Digital Escolar que, entre outros benefícios, deve permitir:
- O acesso aos livros através de um acervo rico, diversificado e acessível.
- A possibilidade dos próprios professores e alunos escolherem os livros que desejam ler e trabalhar em sala de aula.
- Atender mais leitores com menos títulos. Retiradas, devoluções e recolocações automáticas nas prateleiras digitais.
- Adicionar mais títulos ao acervo já criado, sem a necessidade de investimentos em espaço físico, infraestrutura ou dispêndio operacional.
- Um mecanismo de busca de uma Biblioteca Digital Escolar que permita a pesquisa de palavras em uma obra ou em uma coleção inteira de livros.
- Análise dos relatórios detalhados sobre a utilização da biblioteca, melhorando a qualidade das decisões de aquisição de novos títulos.
- E deve permitir os mesmos dispositivos de direitos de propriedade dos livros impressos [através de um sistema de gerenciamento digital de Direitos Autorais, o já citado em outro artigo DRM].
Estes e outros benefícios antes descritos podem ser o atrativo para os leitores que estão mais dispersos em outras mídias digitais interativas, fora dos ambientes pedagógicos tradicionais. Uma Biblioteca Digital Escolar é a solução mais adequada para atender a alunos de cursos à distância, ou iniciativas de inclusão digital, por exemplo, que necessitam de acesso a uma biblioteca completa.
O ecossistema do nosso projeto deverá prever um servidor central de conteúdo. Este servidor irá literalmente servir as estantes virtuais de eBooks que poderão ser criadas pelos próprios usuários, entre eles os professores e alunos. Estas estantes poderão ser temáticas conforme a necessidade de cada educador ou grupo de alunos. E estas estantes, por fim, irão alimentar as salas de leitura que serão formadas pelos usuários para que se possam realizar os trabalhos pedagógicos comuns a eles [como nas comunidades virtuais de ensino].
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