Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!
X

Escreva para mim:

Aguarde, enviando contato!

QUEM SOU


Ednei Procópio

Ednei Procópio

EDNEI PROCÓPIO é escritor e editor especialista em livros digitais. É membro correspondente do Grêmio Barramansense de Letras (Grebal), membro da Associação Nacional de Escritores (ANE) e consultor da UFO, a revista mais antiga do mundo sobre Ufologia.

Atualmente, Procópio está empenhado no crescimento de uma empresa de livros e leitura chamada LIVRUS (www.livrus.com.br) cujo escritório fica sediado na capital São Paulo. A LIVRUS é uma iniciativa baseada nos conceitos de criação alternativa, colaboração, compartilhamento e convergência cultural. A Livrus Negócios Editoriais é uma empresa de comunicação editorial especializada em livros que tem como objetivo levar os autores e as suas obras para a Era Digital, publica no mínimo um título por semana. A empresa publica, comercializa e divulga livros nos idiomas português, inglês e espanho em diversos países.

Desde 1998 especialista em eBooks, Procópio escreveu diversos textos científicos e artigos sobre os livros eletrônicos. Também colaborou com textos para a Agência de Notícias Brasil Que Lê. Em 2005, Procópio publicou o livro "Construindo uma Biblioteca Digital". Em agosto de 2010, durante a Bienal do Livro de São Paulo, lançou "O Livro na Era Digital". Já em 2013, lançou o seu terceiro livro técnico cujo, "A Revolução dos eBooks", editado pela editora do Senai e indicado ao Prêmio Jabuti 2014.

Sua próxima obra abordará a questão das bibliotecas digitais voltadas à Educação.

Procópio já ministrou diversos cursos sobre o mercado editorial, entre eles, "A Revolução dos eBooks" na Escola do Escritor (do Grupo Editorial Scortecci) e cursos como "Gerenciamento de Catálogo e Conteúdo para Livros Digitais" na Escola do Livro (da Câmara Brasileira do Livro), entre muitos outros. Também ministra palestras e workshops sobre o livro na era digital por todo o Brasil.

Procópio foi Coordenador Geral do projeto que implementou e desenvolveu o Cadastro Nacional do Livro [CBL], mais tarde descontinuado pela entidade. Foi membro da Comissão do Livro Digital, também da Câmara Brasileira do Livro, e do Grupo de Trabalho que organizou as primeiras edições do Congresso Internacional CBL do Livro Digital. Integrou o Grupo de Trabalho sobre Metadados do CERLALC (Centro Regional para o Livro na América Latina e Caribe), um organismo intergovernamental sob os auspícios da UNESCO.

Foi consultor do Sebrae e da Acaiaca Digital, além de editoras como LTr, Dufaux, Biblioteca do Exército, etc., para assuntos relacionados a livros digitais.

De 2000 até 2005, Ednei Procópio colaborou, como editor, com a equipe da iEditora, empresa pioneira na publicação e distribuição de livros eletrônicos na América Latina. E, mais tarde, com a Edições Inteligentes, editora especializada em Self Publishing. A empresa iEditora faliu durante o que ficou conhecido como o primeiro estouro da bolha da Internet.

Em 2001, Procópio fundou o website eBookCult (www.ebookcult.com.br), cuja biblioteca digital criada contabilizou, no período em que esteve a frente do projeto, mais de seis milhões de downloads de livros eletrônicos (auditorados), numa época em que os eBooks não haviam se popularizados; e foi o único site, desde então, a figurar no topo da busca do Google internacional com a palavra-chave "eBook". O eBookCult Digital Library Solutions, mais tarde, em 2005, seria a primeira empresa na América do Sul a comercializar um e-reader (modelo ETI-2), em parceria com a empresa americana eBook Technologies (comprada pelo Google no final de 2010), com o conceito de Biblioteca Digital Portátil criado e desenvolvido por Procópio. O eBookCult foi vendido em junho de 2011 para servir de base a uma startup.

Procópio, também foi fundador da Giz Editorial, um selo editorial onde publicou (de maio de 2005 a maio de 2011) mais de 200 títulos em versão impressa, eletrônica e até em audiobook. Procópio vendeu a parte societária desse selo em meados de 2011 para criar a Livrus Negócios Editoriais.

Até o momento, Ednei Procópio ajudou na publicação, comercialização e divulgação de cerca de 1.000 títulos digitais, e aproximadamente 500 títulos simultaneamente em versão impressa sob demanda.

"Biblioteca Digital para Todos" é o mais novo projeto lítero-educacional idealizado por Ednei Procópio.