fbpx
HomeBlogEventosParticipação de Ednei Procópio no evento INVISIBILIDADES do Itaú Cultural (SP)

Participação de Ednei Procópio no evento INVISIBILIDADES do Itaú Cultural (SP)

Ednei Procópio participou do evento INVISIBILIDADES, organizado pelo Itaú Cultural (SP) na mesa “Publicar uma Nova Ficção Fantástica no Brasil – Existe Espaço?”

Ednei Procópio participou do evento INVISIBILIDADES, organizado pelo Itaú Cultural (SP) na mesa "Publicar uma Nova Ficção Fantástica no Brasil – Existe Espaço?"
Ednei Procópio participou do evento INVISIBILIDADES, organizado pelo Itaú Cultural (SP) na mesa “Publicar uma Nova Ficção Fantástica no Brasil – Existe Espaço?”

Ficção Científica no Século XXI: Ainda é Possível?

A ficção científica não é a fronteira final, nem está numa galáxia muito distante. Assim como o futebol, é uma caixinha de surpresas.

Cada vez que alguém diz que o gênero morreu, ele ressurge, não como um fantasma ou um morto vivo – pois aí estaríamos falando de outro gênero – mas como impávido colosso, belo como uma nebulosa e mais interessante de ver.

A ficção científica sempre foi considerada um gênero invisível no Brasil, mas isso está longe de ser uma verdade universal ou sequer um consenso. Afinal, se fosse um gênero ruim, grande parte das obras de arte e da tecnologia não faria referência nem prestaria homenagem a ela.

Por isso o Instituto Itaú Cultural criou em 2006 o programa bienal intitulado Invisibilidades: para dar não a César o que é de César, mas a Isaac Asimov o que é de Isaac Asimov, a Arthur C. Clarke o que é de Arthur C. Clarke, aos escritores brasileiros de ficção científica o que pertence a eles.

Nesta segunda edição, com curadoria do escritor, tradutor e jornalista Fábio Fernandes, o Invisibilidades II conta com uma versão temática do Pecha Kucha Night São Paulo.

Programação

sábado 20

19h30 mesa 2: Publicar uma Nova Ficção Fantástica no Brasil – Existe Espaço?

Debate com editores de livros e de revistas digitais de várias regiões do país sobre a viabilidade editorial e comercial de se publicar literatura fantástica de autores nacionais.

Convidados:

Ana Cristina Rodrigues é historiadora, professora e escritora. Preside o Clube de Leitores de Ficção Científica e coordena a Fábrica dos Sonhos, um coletivo de autores de gênero. Atua como editora virtual, com o zine Somnium, o blog Letra e Vídeo e a editora Fábrica dos Sonhos.

Ednei Procópio é diretor da Giz Editorial, que publica obras de literatura fantástica, como Trevas, Renascimento, Getsêmani e Amor Vampiro . A coleção Universo Fantástico e o site homônimo, também são frutos de seu trabalho nessa editora paulista.

Jacques Barcia é jornalista, escritor, editor da revista digital Kalíopes – voltada para a fantasia pós-moderna – e co-editor da revista digital Terra Incógnita , com foco em ficção científica. É co-autor do blog Post-Weird Thoughts, escrito em inglês.

Richard Diegues é escritor, editor, autor dos livros Sob a Luz do Abajur e Magia – Tomo I, e co-autor da série de livros Necrópole , além de organizador do livro Visões de São Paulo – Ensaios Urbanos e editor da Tarja Editorial.

Samir Machado de Machado é editor da Não Editora , organizador da coletânea de contos fantásticos inéditos Ficção de Polpa e responsável por livros como Areia nos Dentes , de Antônio Xerxenesky.

Mediação:

Sílvio Alexandre é organizador do Fantasticon – Simpósio de Literatura Fantástica e membro da Comissão Organizadora do Troféu HQMix, o principal prêmio dos quadrinhos no Brasil. Criou e dirigiu várias coleções de literatura fantástica.

O Itaú Cultural fica na Avenida Paulista, 149, São Paulo, SP (próximo à estação Brigadeiro do metrô).

últimos artigos

explore mais