fbpx
HomeArtigosEspiritismoUm Jovem Obsessor

Um Jovem Obsessor

Resenha literária da obra: “Um Jovem Absessor — A força arrebatadora do amor na redenção espiritual”, por Ednei Procópio

Por Ednei Procopio

Um Jovem Obsessor, romance mediúnico, psicografado por Adriana Machado, lançamento da Editora Dufaux, é a crônica que todos os jovens deveriam ler.

O romance traz uma sequência de acontecimentos, aparentemente desconexos, mas enquanto a narrativa se desenvolve, o leitor descobre que os personagens não são pessoas desconhecidas e suas ligações caem como uma bomba no entendimento de suas vidas regressas, o que as tornam praticamente íntimas umas das outras.

OBSTINAÇÃO DE UM OBSESSOR

Jefferson é um espírito obsessor. Sua obstinação em perseguir e destruir vidas é tanta, que ele se torna líder de uma falange especializada em influenciar jovens encarnados às voltas com o mundo das drogas. Até para o nível mais baixo da inferioridade, onde os que se desprendem do corpo físico pela morte, sofrem as mais violentas atrocidades, Jefferson é o melhor. Foram longos períodos aprendendo como fazer os outros sofrerem; obsidiando, aniquilando sonhos e perseguindo famílias inteiras.

Jefferson é um espírito psicologicamente atormentado por seu passado, mas é acompanhado de perto por sua avó materna, que o observa constantemente e o ama incondicionalmente, embora lamente as ações autoritárias e violentas frente a liderança de um grupo de espíritos perdidos. E é interessante notar que, o que às vezes é um fardo pesado para se carregar para uns, para outros este mesmo fardo seria suficientemente leve perante o amor que se tem.

Assim, quando uma força arrebatadora, por meio do amor de sua avó paterna, coloca Jefferson na rota da redenção espiritual, o jovem começa a pensar em como mudar de postura e de caminho. Então se depara com sua mais íntima essência e enxerga, como no reflexo de um espelho, seus próprios atos.

Jefferson comanda um bando de espíritos perdidos, vingativos e em busca de jovens também perdidos. Principalmente aqueles se perderam no mundo das drogas e outros vícios e é por meio deles que o grupo de Jefferson se mantém ativo. A equipe de Jefferson se alimenta da energia que esses jovens plasmam em torno de si mesmos, muitas vezes sem ter a consciência do mal que fazem tanto a eles quanto aos que os rodeiam, como amigos e familiares, ao se envolverem com as dependências químicas.

AS AÇÕES DE UM OBSESSOR SÃO ALIMENTADOS POR PENSAMENTO DOS ENCARNADOS?

A regeneração de Jefferson se inicia quando ele, inadvertidamente, é chamado à uma mesa de um centro espírita para explicar as razões de suas ações e começa, disfarçadamente, a mudar de atitude, embora assuma a mascará de que continua o mesmo. Mas o líder de toda a falange parece não se convencer de que suas ações, uma vez que elas não tenham um propósito que qualquer um que esteja ao seu lado compreenda. É que, para os espíritos obsessores, a obsessão em si já é o meio e o fim para um objetivo a ser alcançado. Perseguir outros jovens, encarnados, e jogá-los no fundo do poço do sofrimento, para Jefferson e seu grupo, é o motivo central para que o seu trabalho continue.
Aos poucos, porém, podemos perceber que todas as ações dos espíritos obsessores são, na verdade, alimentadas pelos pensamentos dos encarnados que, por sua vez, não percebem que, por mais que se esforcem para não cair nas armadilhas das drogas, muitas vezes são o caminho que os levarão  a elas.

É assim que a médium e escritora Adriana Machado descreve um cenário que ora é aterrorizante, porque está além do nosso alcance de resolução, ora passeia pela desenvoltura de outros espíritos bons e benevolentes que, aos poucos, vão ganhando expressão e vendo seus gestos se ramificarem nas vidas de muitas pessoas.

A impressão que nós temos é a de que Jefferson, mesmo desistindo de sua face vingativa, não teria como alcançar a paz que tanto busca porque são tantos os crimes por ele cometidos, que talvez a única opção seja mesmo a de encaminhá-lo para a mais profunda sombra do abismo que ele mesmo cavou.
Mas nunca podemos esquecer de que “o amor cobre uma multidão de pecados”.

A REGENERAÇÃO É POSSÍVEL

Em Um Jovem Obsessor, Jefferson nos faz compreender as artimanhas do mal, quando aproxima os nossos jovens das drogas. E também mostra como o processo do vício é usado pela espiritualidade inferior para criar todo um cativeiro de maldade. Em seguida, nos conduz a uma maravilhosa descrição de como o amor é capaz de resgatar, curar e regenerar a mais torpe alma.

Um Jovem Obsessor é um livro sobre regeneração. É possível acompanhar de perto, quase como que numa aula, o processo de como os jovens de hoje em dia precisam evitar o consumo das drogas. Se, por um lado, sabemos das consequências nocivas para a sociedade, por outro lado, o livro mostra como as drogas são usadas pelos espíritos obsessores para acompanhar os jovens viciados até o seu lar e tirar deles o sossego, a calma e, muitas vezes, até a própria vida.

Adriana Machado mostra aos jovens de hoje que a regeneração é possível, mas ela é lenta e dolorosa. E faz sutilmente um apelo a todos os jovens para que evitem as armadilhas dos vícios.

Disse Jesus, em Mateus, 11:28-30:

Vinde a mim, todos os que estais cansados ​​e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tome meu jugo sobre vós e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

Mas como Jefferson vai reverter tantos enganos? Como se libertar do bando de espíritos do mal que sempre estivera ao seu lado como cúmplices no plano espiritual? Como pagar a conta de tantas atrocidades?

últimos artigos

explore mais

Gostaria de deixar um comentário?

Please enter your comment!
Please enter your name here