fbpx
HomeCreative LabsEdições ProcópioHÚBRIS | Em um mundo de IA, o maior erro é ser...

HÚBRIS | Em um mundo de IA, o maior erro é ser humano

Húbris. Arrogância.  Seria o mal desse milênio?

Na antiguidade a palavra Hybris (ὕβρις), do grego, podia significar tudo o que passa da conta, poderia ser algo descomedido, inclusive a arrogância. Referia-se também a um comportamento insolente, que não respeitasse a leis dos deuses.

Naqueles tempos, a húbris provavelmente resultasse em punição por ofender aos deuses, ou por defender valores morais e sociais não aceitos pela sociedade. Hoje em dia, o termo é menos usado, mas serve para descrever a arrogância, característica bem comum entre as pessoas de nossa época, e o excesso de confiança que as leva à perda do contato com a realidade e à superestimação das próprias capacidades.

Pensando nisso, o autor Ed Flames, nesse seu primeiro romance de ficção, se propõe a mergulhar no tema e criar personagens e situações factíveis com nosso século, que nos atropela e surpreende com a rapidez que se desenvolve em todas as áreas do conhecimento, principalmente da tecnologia.

Por sua formação de jornalista e por ser professor universitário há quase 30 anos, Ed Flames consegue captar o pensamento coletivo de seus alunos, os medos e anseios das gerações dos Millennials, a Geração Z e Alpha e traduz isso com sensibilidade e olhar crítico.

Seu texto é ágil, fluente e prende o leitor desde o primeiro parágrafo; linguagem sofisticada e acessível, adjetivos interessantes, metáforas inesperadas, informações relevantes, assim é nosso autor.


• Foto de Divulgação do Autor Virtual Ed Flames: Imagem criada com o modelo Nano Banana — Gemini 2.5 Flash Image — Google Labs (Prompt por Ednei Procópio)
• Foto de Divulgação do Autor Virtual Ed Flames: Imagem criada com o modelo Nano Banana — Gemini 2.5 Flash Image — Google Labs (Prompt por Ednei Procópio)

Quem é o Escritor Ed Flames?

Ed Flames nasceu em 1974, na cidade de Manchester, Inglaterra. Após concluir o ensino fundamental mudou-se para o Brasil, onde vive até hoje.

Formado em Jornalismo e Letras, é livre docente em uma das universidades da cidade de Sorocaba. Leitor voraz desde sua alfabetização aos 4 anos de idade, começa a escrever seus primeiros contos ainda muito jovem. Seus primeiros leitores foram seus alunos e essa interação tornou sua escrita mais interessante e universal.

Ed Flames agora nos presenteia com sua primeira obra de fi cção científi ca, uma novela intrigante onde a Inteligência Artificial é a antagonista.


• Foto de Divulgação do Livro “Húbris”: Imagem meramente ilustrativa criada com o modelo Nano Banana — Gemini 2.5 Flash Image — Google Labs (Prompt por Ednei Procópio)
• Foto de Divulgação do Livro “Húbris”: Imagem meramente ilustrativa criada com o modelo Nano Banana — Gemini 2.5 Flash Image — Google Labs (Prompt por Ednei Procópio)

Mas… seria Ed Flames também uma criação da Inteligência Artificial?

Sim. Definitivamente sim. Ed Flames é, literalmente, um heterônimo. Um heterônimo que traz de volta aquela ideia de usar um nome fictício para escrever obras diferentes, não apenas como um pseudônimo qualquer. E fomos além: uma vez que um heterônimo tem uma personalidade própria, uma biografia inventada e até mesmo um estilo literário distinto dos autores originais, nós estamos fazendo o uso de modelos de Inteligência Artificial e os treinando para se comportar como o próprio Ed Flames.

Assim, Ed Flames é mais que um heterônimo, é um avatar produto do seu tempo. Nós o estamos chamando de Escritor Fantasma. Nós temos a consciência de que muito ainda precisamos falar e discutir sobre a presença da IA no universo literário, mas nos adiantamos levando a adiante a ideia de que se podemos contratar um profissional ghostwriter para escrever um livro que poderíamos mais tarde publicar sob um pseudônimo, então porque não usar os modelos treinados por nós para escrever o livro exatamente tal como um ghostwriter faria?

E foi isso o que nós fizemos: treinamento um modelo de IA, o contratamos para ser o nosso ghostwriter e assim que o livro ficou pronto nós criamos um avatar, que estamos chamando Ed Flames, para assinar por nós seu nome capa do livro.

É nesse cenário caótico que convidamos o leitor a conhecer Ed Flames, seu livro e todas as possibilidades que a Inteligência Artificial pode trazer para o universo literário. Aonde vamos parar com isso? Não sabemos. Mas sentimos que a Literatura Moderna necessita de coragem!

ONDE ADQUIRIR UM EXEMPLAR DO LIVRO!


últimos artigos

explore mais