fbpx
HomeArtigosProfessor também é leitor

Professor também é leitor

Como bibliotecas digitais podem ser utilizada não somente pelos alunos, mas também por professores?

Por Ednei Procópio

Uma Biblioteca Digital, escolar ou pública, pode ser utilizada não só pelos alunos, mas também pelos professores, que também carecem muitas vezes de seu próprio hábito de leitura.

Se o professor tem a oportunidade de melhorar sua leitura, se tornará ainda mais producente criar e incentivar este hábito no educando.

No trabalho de mediação realizado por meio de uma biblioteca digital, o educador não precisa substituir o profissional bibliotecário, em seu trabalho mais técnico, mas pode ser o agente de leitura nas salas que permitiremos criar. O educador pode ser o moderador das salas de leitura [comunidade de leitores].

Pensando em um cenário onde ambos os profissionais possam atuar em nosso ambiente de leitura, nós podemos contar com a colaboração tanto dos professores quanto dos bibliotecários nos aspectos que tangem:

  • A organização do acervo com uma variedade reconhecível de títulos;
  • Ajudar o leitor a desenvolver o senso crítico do mundo que o cerca;
  • Colaborar com o desenvolvimento intelectual do aluno;
  • Colaborar com a formação e o crescimento cultural e, portanto, social dos alunos através de uma leitura complementar.

Ao criar, desenvolver e manter um acervo digital, por meio de um espaço conectado, de livre frequência, estaremos possibilitando o acesso aos livros sem as intermediações que hoje criam obstáculos para a formação de novos leitores.

E, nesse ambiente virtual, o ideal é que a nossa biblioteca também crie para o professor a oportunidade de ter acesso a uma produção editorial, tanto quanto os alunos que farão uso para os mais variados objetivos.

Para ampliar seu conhecimento sobre o tema, leia os demais artigos anteriormente publicados:

IF YOU COPY, COPYRIGHT!

Ednei Procópio é Escritor e Editor especialista em livros digitais

últimos artigos

explore mais

Gostaria de deixar um comentário?

Please enter your comment!
Please enter your name here